Tudo sobre Battle for Zendikar

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ÚLTIMA ATUALIZAÇÃO: 2 DE SETEMBRO

Ainda estamos bem longe do lançamento de Battle for Zendikar, previsto para ser lançado no começo de outubro, mas várias informações começaram a surgir na rede, e você pode conferir todas elas aqui!

Este post será atualizado toda vez que uma novidade aparecer sobre a edição, e está organizado do mais recente para o mais antigo, então é só consultar o começo do post para ver se houve alguma novidade. Lembrando que o Domain News trabalha somente com informações oficiais — nada de rumores ou especulações — e que os spoilers completos, quando surgirem, estarão em outro post.

Packs de Battle for Zendikar

Foram mostradas ontem todas as embalagens de produtos de Battle for Zendikar. Confira como serão os boosters, Intro Packs, Fat Packs e mais!

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Drowner of Hope é uma carta de Intro Pack. Raramente elas veem jogo, então não me surpreende o power lever baixo da carta. Apesar disso, em limitado, a criatura pode dar trabalho, se combinada com mais cartas que produzem Scions.

Conquista do Magic Duels

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Por completar a Quest da PAX, o Twitter do Magic Duels liberou ontem mais um spoiler!

Nissa’s Renewal é um feitiço raro por 5G que diz “Procure em seu grimório por até três terrenos básicos e coloque-os no campo de batalha virados, então embaralhe o seu grimório. Você ganha 7 de vida.”. A mágica ativa Landfall de uma forma bem curiosa, e pode ser a carta que fará Ulamog jogar, já que ela aproxima demais das 10 manas necessárias para conjurar o Eldrazi. Um arquétipo RG Ramp está começando a se formar novamente no Standard.

Informações do Preview Show

O Preview Show na PAX Prime revelou muito sobre os novos terrenos e novos tesouros que teremos em Battle for Zendikar e “Sweat”, a segunda edição do bloco.

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A primeira informação foi sobre os novos terrenos básicos full-art. Eles estarão nos booster packs no lugar dos terrenos básicos normais. Serão 5 artes diferentes para cada terreno básico.

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Também foram apresentados os terrenos duais de Battle for Zendikar. Eles estarão todos nas cores amigas, têm os tipos de terrenos básicos, e entram desvirados se você controlar pelo menos dois terrenos básicos. Segundo Rosewater, isso foi criado para auxiliar em decks de 2 e 3 cores, mas se tornam ruins em decks de 4 e 5 cores.

Se formos seguir a lógica que os clãs de Khans de Tarkir continuarão a jogar, isso quer dizer que apenas um desses terrenos será usado em cada deck. Mas, claro, a existência desses terrenos pode criar decks de combinações de 3 cores que não eram possíveis em Khans; estou falando dos shards de Alara. Combinados com as fetchs de cores aliadas, talvez essas 5 combinações de cores sejam possíveis.

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Mas esses novos terrenos não virão apenas como raros: eles fazem parte de um ciclo de “Expedições de Zendikar” que terá 25 cartas no total. Essas cartas são full-art foil, aparecerão somente em inglês (até mesmo em boosters de outros idiomas) e estarãonos boosters numa frequência um pouco maior do que uma mítica rara foil.

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As outras 20 cartas do ciclo serão as 10 fetchlands e as 10 shocklands! Elas terão arte alternativa e também serão full-art foil. Um detalhe: essas cartas NÃO pertencem à edição, então não podem ser usadas em torneios limitados ou em torneios construídos onde sua versão normal não esteja presente.

CORREÇÃO: as cartas poderão ser usadas em torneios limitados quando forem abertas.

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Revelada a arte de Hallowed Fountain em uma das propagandas do Mundial.

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Todas as cartas das “Expedições de Zendikar” possuem esse símbolo. Foi revelado também que a edição que segue Battle for Zendikar, cujo codinome é Sweat”, também terá “Expedições de Zendikar”, mas serão apenas 20 terrenos não-básicos e diferentes dos dessa edição. O que você acha que serão essas 20 cartas?

 

Spoilers na PAX Prime

Esse evento sempre é considerado o ponto alto dos spoilers da edição de final do ano. A PAX Prime acontece do dia 27 a 31 de agosto, então fique de olho nessa seção durante o evento!

Diferente das outras formas de spoiler, iremos colocar todos na ordem inversa a que foram mostrados (dos mais novos spoilers para os mais antigos). Confira todas as cartas que foram reveladas com comentários do nosso editor:

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Felidar Cub ajuda bastante na curva de mana do limitado. Nada espetacular, mas pode muito bem entrar em decks de 40 cartas. A sua habilidade de destruir encantamentos vai depender muito de quais encantamentos estarão jogando no formato. Se for como Magic Origins, com cartas como Claustrofobia Correntes de Supressão jogando, então Felidar Cub sobe um pouco em relevância.

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Gideon é realmente um aliado de Zendikar! Apesar de sua habilidade de se transformar em criatura não ativar o Rally, a sua segunda habilidade faz isso muito bem, e a possibilidade de se criar vários emblemas em uma partida é bem real (principalmente com mais cópias de Gideon). Planeswalkers são sempre difíceis de se avaliar, mas, em geral, aqueles que se protegem têm uma vantagem maior, e costumam jogar mais.

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Um Eldrazi comum é uma bomba no limitado. Já disse que estou com medo deles?

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Aí vemos uma habilidade nada comum para uma criatura de custo 5. O corpo 4/4 em um limitado normal já seria impressionante, mas o fato de poder ser usado para criaturas ainda maiores me assusta muito.

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Falando em criaturas maiores…. temos o titã Ulamog aparecendo pela segunda vez em carta! Dessa vez, ao invés de destruir uma permanente, ele exila duas. Mas o mais impressionante é a sua terceira habilidade: praticamente você irá ganhar o jogo se ele atacar duas vezes. Ulamog, the Ceaseless Hunger será difícil de tirar da mesa e não tem cláusula para evitar renascimentos (como tinham os titãs em Rise of the Eldrazi). A única tática para evitar a derrota é ganhar antes que ele caia na mesa (ou anulá-lo).

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Titan’s Presence é muito curioso. Uma remoção condicional incolor não se vê todo dia. 3 manas torna essa mágica praticamente exclusiva do Standard, mas a carta exilar a criatura torna essa remoção muito mais letal, principalmente se considerarmos que Den Protector ainda estará no formato por muito tempo.

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Ruinous Path dá um alívio àqueles que imaginavam que Hero’s Downfall fosse cair. A diferença entre feitiço e mágica instantânea é gritante, mas o late game da mágica é muito bom. Essa é uma mágica que vai ver jogo no Standard, independente do que acontecer no formato.

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Nova keyword! Converge verifica as cores que foram gastas para conjurar a mágica. De certa forma, é o Sunburst para diferentes tipos de mágicas. Radiant Flames é um feitiço bem poderoso, que indica uma preferência pela manutenção das combinações de três cores de Khans de Tarkir no Standard. Aqui, o limite é de 3 manas diferentes, comparável a Anger of the Gods, mas esse limite pode se tornar um benefício se suas criaturas forem maiores (ou se você quiser matar criaturas menores, já que a mágica é ajustável). Certamente verá jogo em formatos construídos, Standard e talvez Modern.

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Oran-Rief Hydra Guardian of Tazeem parece que fazem parte de um ciclo em que o Landfall é aprimorado se um terreno de um tipo específico entra em jogo sob o seu controle. A hidra é enorme, mas o problema de não afetar o campo de batalha pode torná-la muito mais difícil de ver jogo no construído; já no limitado, seu poder só tende a crescer e é uma legítima bomba para o formato.

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UAU! Sério. Quatro manas por um 3/4 em dois corpos que ainda pode acelerar as suas bombas é incrível. Outra carta comum que irá se sobressair no limitado, por causa de sua flexibilidade e presença no campo de batalha.

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Os aliados têm Rally, basicamente uma ability keyword para indicar “quando esta criatura ou outro aliado entra no campo de batalha, faça X”. A habilidade de Hero of Goma Fada visa todas as suas criaturas, tornando-as bem difíceis de serem lidadas pelo oponente durante um ataque. Como a habilidade é desencadeada, o próprio herói pode morrer com a sua habilidade na pilha, mas o poder é tão abrangente que vale considerá-lo em um Standard ou num tribal de aliados.

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Blight Herder trabalha com o Ingest de uma maneira muito interessante. Diferente do Oblivion Sower, ele necessita de outras cartas para fazer a sua habilidade, o que pode deixá-la num patamar abaixo em power level em relação ao Eldrazi mítico. Apesar disso, 5 manas por um corpo 4/5 não é nada mal, e o bônus de +3/+3 e 3 manas torna Blight Herder uma criatura ainda mais temível.

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Mist Intruder é muito consistente. Ele irá preencher a curva de qualquer deck limitado muito bem, e ainda irá fornecer mais material para criaturas como Blight Herder. É uma comum que vai ser sempre para consertar a curva em decks de 40 cartas.

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Barrage Tyrant é uma bomba no limitado. Com manas desviradas e criaturas incolores, ele sempre causará muita confusão no seu oponente, pela quantidade de rotas que o jogo pode tomar. Pelo custo alto de sacrifício e corpo que morre para muitas mágicas de custo 2, não deve ver jogo em formatos construídos.

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Gideon’s Reproach não é exatamente da PAX, mas surgiu no meio dos spoilers do evento na Game Informer. A remoção comum não deve fazer muito estrago em formatos construídos, mas deve ser uma das melhores remoções de baixo custo do limitado, algo que não era muito *comum* nos últimos blocos. Claro, tudo vai depender de o que exatamente ela pode matar, e é muito melhor no ataque do que na defesa (para evitar combat tricks do oponente), mas, para uma comum, Gideon’s Reproach está acima da média.

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Omnath está de volta, maior e melhor! Sozinho, ele deve criar um arquétipo RG Ramp no Standard, pois seu efeito é forte o suficiente para ser uma criatura tão decisiva quanto Dragonlord Atarka num deck como esse. O fato de não morrer para Languish pode também fazer o mass removal diminuir sua presença no formato. Além disso, como mostra Hangarback Walker, criaturas que geram efeito mesmo quando morrem podem virar de ponta cabeça um metagame. Note que a habilidade dele funciona para qualquer elemental, independente de ser ou não criado por ele. Só um detalhe: considere que ele custa basicamente 8 manas, para poder sempre gerar um elemental, mesmo que morra imediatamente.

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Defiant Bloodlord tem um efeito impressionante, basicamente dobrando o vínculo da vida das suas criaturas e tornando qualquer mágica que ganha vida em hélices. O efeito é forte o suficiente para ser muito bem usado no Commander, mas nem no Limitado a criatura impressiona; muito menos em outros formatos construídos.

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Rolling Thunder certamente fará estrago no Limitado. Com mana suficiente, não há nada que essa mágica não faça: desde limpar o campo de batalha a vencer a partida. Porém não espere por muito mais do feitiço em decks com mais de 40 cartas. (só para constar, essa carta é um reprint de Tempest)

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Hedron Archive curiosamente está exatamente entre Mind Stone Dreamstone Hedron. A carta pode ser uma aceleração importante para o Limitado de Battle for Zendikar, caso os Eldrazi sejam tão monstruosos quanto Oblivion Sower, a criatura mítica de Duel Decks: Zendikar vs. Eldrazi. Assim como os dois outros artefatos, Hedron Archive tem funções distintas tanto no começo quanto no final do jogo, uma característica que a tornará muito essencial em diferentes decks de 40 cartas. Destaque para a discussão entre Ugin e Jace Beleren no flavor text, uma conversa que estará em um futuro Uncharted Realms.

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Guardian of Tazeem é o primeiro spoiler da PAX Prime. O corpo da esfinge rivaliza com duas criaturas do Standard e Modern, Siege Rhino Tasigur, the Golden Fang. Apesar de ser o mais caro dos três, tem voar e uma habilidade que mostra Landfall de uma forma diferente, se importando com o tipo do terreno que entrou em jogo para fazer um efeito ainda melhor. A esfinge pode jogar de uma forma impressionantemente bem em qualquer formato em que existam fetchlands (e é uma bomba no Limited, independente da presença de Evolving Wilds).

 

Spoilers em Duel Decks: Zendikar vs. Eldrazi

Cinco novas cartas saíram no spoiler completo de Duel Decks: Zendikar vs. Eldrazi, o novo produto da série.

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Dominator Drone apresenta duas novas mecânicas que com certeza estarão em Battle for Zendikar. A primeira é Devoid, e ela basicamente modifica a cor da carta. Mesmo tendo de ser conjurada com pelo menos uma mana preta, Dominator Drone não tem cor. Essa mecânica lembra muito Ghostflame, uma carta de Visões do Futuro muito aguardada por alguns fãs. É interessante notar que o texto explicativo da habilidade não especifica que só será usado em criaturas (assim como em Rise of the Eldrazi, é provável vermos mágicas instantâneas, encantamentos e feitiços incolores), e que essa mecânica funciona em todas as zonas.

A outra mecânica revelada com Dominator Drone é Ingest, que é uma habilidade desencadeada quando a criatura causa dano de combate a um jogador. Independente do poder da criatura com Ingest, o jogador que sofreu o dano dela irá exilar a carta do topo de seu grimório. Essa mecânica deve funcionar muito bem com cartas como Oblivion Sower, o primeiro Eldrazi revelado (veja ele mais embaixo).

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Forerunner of Slaughter é a outra carta com Devoid que virá em Zendikar vs. Eldrazi. Note que o frame dela mostra a cor dourada na sua parte superior para indicar que precisa de duas cores para ser conjurada, mesmo sendo incolor. Assim como Dominator Drone, Forerunner of Slaughter exibe uma mecânica que funciona bem caso você controle mais criaturas incolores (lembrando que artefatos, morphs e manifests são incolores).

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A nova mecânica dos zendikari é Awaken, e ela mostra o próprio terreno do plano tentando fazer frente aos Eldrazi. Awaken é um custo alternativo e que permite despertar um terreno para lutar por você. O terreno se torna uma criatura Elemental 0/0 com X marcadores +1/+1 e ganha ímpeto. A carta ainda continua sendo um terreno.

É bom notar que o número após Awaken mostra a quantidade de marcadores que serão colocados no terreno, e que um terreno que já foi alvo de outro Awaken pode despertar novamente e ficar mais forte.

Possivelmente essa habilidade só será usada em feitiços e mágicas instantâneas.

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Uma mecânica que volta em Battle for Zendikar é a tribo de aliados, apresentada pela primeira vez na coleção Zendikar. Os aliados funcionam muito bem em números, onde um ajuda o outro a superar os obstáculos. No caso de Veteran Warleader, ele precisa de aliados para ganhar habilidades e cresce dependendo do número de criaturas que você controla.

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Landfall é mais uma mecânica que volta em Battle for Zendikar. Essa é uma ability word que significa “quando um terreno entra no campo de batalha sob o seu controle, faça X”. Todas as habilidades são diferentes, mas desencadeiam da mesma forma, então veja como cada uma funciona individualmente quando surgir mais spoilers de Battle for Zendikar. Para quem não chegou a jogar com Zendikar, é bom salientar que a habilidade pode desencadear diversas vezes em um mesmo turno, a partir de fetchlands ou outras cartas que coloquem terreno em jogo, como Nissa’s Pilgrimage e Atarka’s Command. 

Para mais informações, com a lista completa de todas as cartas deste Duel Deck, clique aqui.

Terrenos de BFZ

Em mais um post sobre Battle for Zendikar em seu TumblrMark Rosewater revelou como serão os terrenos da edição. Segundo ele, Battle for Zendikar terá o retorno dos terrenos full-art (e falou que já os viu e estão lindos). Mas uma coisa não deve agradar muito aos fãs de especulação: a edição terá um ciclo de terrenos duais raro, mas eles são designs novos e não as fetch lands de Zendikar.

Primeiro Spoiler Revelado

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Oblivion Sower foi revelado nesta quarta (29/07). Ele está na capa do Duel Decks: Zendikar vs. Eldrazi, que chega às lojas no dia 28/08. E que spoiler! Um Eldrazi sem annihilator e com uma habilidade bem diferente, podendo pegar todos os terrenos que foram exilados pelo oponente em jogo sob o seu controle, e eles entram desvirados. A habilidade visa terrenos exilados por qualquer motivo, seja por ele mesmo quanto pelo oponente ao usar habilidades como Delve. Além disso, ela é ativada quando é conjurada, então independe se a criatura for anulada.

Mais informações sobre o Duel Decks você pode conferir aqui.

O Fim do Booster Escalado

Em seu Tumblr, Mark Rosewater, o Head Designer do Magic, falou que, a partir de Battle for Zendikar, não haverá mais booster escalado nas caixas de pré-lançamento. Agora o material será somente 6 boosters de Battle for Zendikar e uma carta promocional que pode ser qualquer rara ou mítica rara da coleção. Ele termina dizendo que essa mudança foi baseada no feedback de muitos jogadores.

O booster escalado era um booster apenas com cartas de uma cor (ou combinação de cores) específica.

Painel da Comic-con

O painel da Comic-con deste ano foi bem diferente dos outros, principalmente porque aconteceu na mesma semana do pré-lançamento de Magic Origins. Sobre Battle for Zendikar, o que temos de informação é uma grande quantidade de imagens da edição e a ampliação do uso de planeswalkers nas artes mostrando pontos cruciais da história.

Parecido com o que ocorreu na arte de Deicide, o foco agora será contar a história da edição através dos planeswalkers, mostrando as interações entre eles. Confirmados na trama estão quatro dos cinco planeswalkers de Magic Origins: Gideon Jura, Jace Beleren, Chandra Nalaar e Nissa Revane.

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Outro foco será em amarrar pontas soltas, como Ob Nixilis, o planeswalker que se tornou um demônio e está preso no plano de Zendikar.

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Battle for Zendikar marca o início de uma continuidade na história dos planeswalkers. Kiora, em uma história de Uncharted Realms, roubou o Bident of Thassa, e agora podemos vê-la em ação usando a arma divina.

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E terminamos mostrando as imagens novas vendo as prováveis artes de planeswalker de Gideon e Nissa.

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Você pode assistir ao vídeo completo do painel aqui:

Informações de Lançamento

Nome da Coleção: Batalha por Zendikar

Bloco: Coleção 1 de 2 do bloco Batalha por Zendikar

Número de cards: 274

Eventos de Pré-lançamento: 26 e 27 de setembro de 2015

Data de lançamento: 2 de outubro de 2015

Fim de Semana de Lançamento: 2 a 4 de outubro de 2015

Game Day: 24 e 25 de outubro de 2015

Eventos de Pré-lançamento de Magic Online9 a 12 de outubro de 2015

Data de lançamento no Magic Online: 12 de outubro de 2015

Eventos de lançamento no Magic Online: 12 a 28 de outubro de 2015

Pro Tour Batalha por Zendikar16 a 18 de outubro de 2015

Local do Pro Tour de Batalha por ZendikarMilwaukee, EUA

Formatos do Pro Tour de Batalha por Zendikar:

Suíço:

  • Padrão
  • Draft de Batalha por Zendikar

Top 8:

  • Padrão

Código oficial de três letras: BFZ

Hashtag do Twitter: #MTGBFZ

Conceito Inicial e Design do Jogo:

Mark Rosewater (direção)

Ian Duke

Dan Emmons

Ethan Fleischer

Dave Guskin

Ari Levitch

Design Final do Jogo e Desenvolvimento:

Erik Lauer (direção)

Tim Aten

Kelly Digges

Ian Duke

Ben Hayes

Shawn Main

Yoni Skolnik

com contribuições de Matt Tabak

Idiomas:

Português, alemão, inglês, chinês simplificado, chinês tradicional, coreano, espanhol, francês, italiano, japonês, russo

Disponível em:

Boosters, Première Packs*, Fat Packs*, Decks de Evento*

(*Não disponíveis em todos os idiomas. Nem todos os produtos estão disponíveis no Magic Online.)

O pré-lançamento será na última semana de setembro. Ansioso para Battle for Zendikar? Deixe suas opiniões nos comentários abaixo e continue acompanhando o Domain News para mais novidades do seu jogo favorito!